Rosely Saião

Educar é, para mim, um tema apaixonante.

Meu nome é Rosely Sayão e tenho dois filhos, que hoje são adultos. Sou formada em psicologia e, desde que passei a atuar profissionalmente, trabalhei com educação, tanto em instituições escolares – da universidade à educação infantil – quanto com famílias.

 

Educar é, para mim, um tema apaixonante. Tanto quanto cozinhar. Aliás, acho que os dois assuntos têm muito em comum. E eu adoro conversar sobre os dois temas, e é por isso que estou aqui: para produzir boas conversas, com você, a respeito de tudo o que tem a ver com educação.

 

Ter filhos transforma radicalmente a vida de um adulto, não é? Nós temos a ideia de que ter filhos é maravilhoso – e é mesmo. Mas dá um trabalho danado. Mas o trabalho que dá é muito mais o de fazer as melhores escolhas para educar as crianças e jovens, do que fazer coisas por eles e para eles. Educar é pensar e prestar muita atenção aos detalhes.

 

Hoje, fazemos muita confusão quando educamos nossos filhos porque a sociedade em que vivemos está fazendo a infância desaparecer, e quase nos esquecemos como é uma criança.

 

Estarei aqui regularmente para lembrar aos pais como é o universo infantil, quais as características do comportamento das crianças e conversar a respeito de suas dúvidas.

 

Envie para nós suas questões e lembre-se: para cozinhar temos receitas, mas para educar os filhos, não temos. Em educação temos princípios, temos conhecimento que nos ajudam, temos valores. Daí em diante, é pura alquimia de cada família.

 

Espero conseguir colaborar com você.

 

Um grande abraço!

 

Rosely