frutas

Fernanda Scheer

10 Dicas para turbinar a alimentação dos Pequeninos

10 DICAS PARA TURBINAR A ALIMENTACAO DOS PEQUENOS

 

  • 1- inclua um pedaço de vegetal no seu suco – comece devagar, com um pedaço de couve, ou pepino, ou espinafre, e aos poucos vá aumentando. Você agrega vitaminas e minerais importantes, especialmente para os pequeninos que torcem o nariz para a salada;

 

  • 2- Faça o arroz com quinua- o sabor muda muito pouco e a quinua agrega fibras e aminoácidos importantes para a saúde das crianças;

 

  • 3- Adoce bolos com frutas- ao invés de encher os bolos de açúcar, prefira usar frutas como banana, suco de maçã natural ou pasta de frutas secas (como tâmaras, ameixa seca ou uva passa- é só deixa-las de molho em água por algumas horas e triturar a mistura);

 

  • 4- Escolha os iogurtes brancos, livres de corantes e açúcar- adoce em casa com geleias, mel ou frutas frescas;

 

  • 5- Acrescente sementes como chia e linhaça em preparações ocultas- bolos, hamburguinhos, panquecas e mingau são ótimas opções para incluir esses alimentos, que são fico em fibras, vitaminas e Omega 3;

 

  • 6- Jamais ofereça peito de peru ou outro embutido para o seu filho- esses alimentos são ricos em sódio, nitrito e nitrato, substâncias que podem causar respectivamente hipertensão e câncer. Prefira oferecer proteínas como ovo, queijos brancos ou tofu;

 

  • 7- Troque a gelatina artificial cheia de corante e açúcar por gelatina caseira- prefira usar uma mistura de suco de uva ou de outra fruta com gelatina transparente ou agar agar (uma alga encontrada em lojas de produtos naturais);

 

  • 8- Troque a farinha de trigo por farinhas mais nutritivas- amaranto, quinua, aveia, farinha de coco, de amêndoas, de grão de bico, são bons exemplos;

 

  • 9- Enriqueça receitas acrescentando vegetais na preparação- ex. Purê de batata com cenoura, bolo de chocolate com abobrinha, arroz com brócolis picadinho, carne moída com quiabo…

 

  • 10- Evite oferecer sucos de caixinha- criança deve ser incentivada a beber água e comer frutas e não ficar tomando tanto suco, especialmente os de caixinha.

 

Fernanda Scheer – Nutrição Funcional