Beatriz Calil

E o engatinhar?

image

 

E o engatinhar?

O bebê no primeiro ano de vida recebe uma quantidade imensa de estímulos motores, sensoriais e emocionais, e a partir destas percepões desenvolve suas habilidades que serão essenciais para seu desenvolvimento.

Buscar caminhos engatinhando é uma das habilidades motoras presentes entre o 6o e 10o mês de vida. porém é certo que uma pequena parcela dos bebês não realiza esta etapa ou a faz de maneira adaptada, o que é compreensivo, desde que seja da natureza das crianças e não pela deficiência de estímulo ou ainda pelo incentivo de simplesmente pular esta etapa para apressar o andar precocemente, promovendo talvez uma competição entre crinças.

Ao engatinhar a criança inicia a sua independência parcial na locomoção, tornando-a mais corajosa e segura para conhecer e explorar o mundo ao redor; consegue buscar um brinquedo que a atraia ou então se distanciar de algo que não a agrada; ganha noção de espaço, equilibrio, simetria, rtimo, movimento e velocidade com as conquistas do exercício de engatinhar.

Cada etapa do desenvolvimento neuromotor da criança deve ser estimulada pelos seus cuidadores e deve-se incluir na rotina do bebê atividades lúdicas, brinquedos educativos, estímulos sonoros, sensoriais e visuais, comando verbal, diálogo e o afeto.